Atividades extras infantis: saiba como é

Compartilhe a Verdade

Propor atividades extracurriculares para as crianças e jovens do ensino fundamental e médio é bom para a evolução social e cognitiva delas. Além disso, essa prática melhora a interação entre os jovens e agrega grande valor educativo, pois oferece experiências que completam as aulas regulares.

Atividades extracurriculares para crianças
Destaca-se, ainda, que a formação básica tem como objetivo desenvolver os saberes vitais para a formação dos alunos. Mas, além de contar com as disciplinas básicas, as escolas podem despertar técnicas nos alunos de outras formas. Um exemplo disso ocorre por meio das atividades extracurriculares.

Com base nesse tipo de prática, vemos que os alunos se firmam a relação e a evolução física e cognitiva. Sendo assim, as atividades extracurriculares ajudam para a formação integral das crianças e melhora aptidões vitais para o mundo atual.

Essas atividades podem ser feitas por meio do esporte, da arte ou de disciplinas extras. As vantagens que elas dão aos alunos podem ser sentidas no desempenho escolar – além da relação pessoal e saúde física e mental.

Portanto, para crescer de modo multidisciplinar, os alunos podem ter o contato com outros tipos de tarefas, e não só com aquelas dadas no currículo das escolas. Mas vale dizer que as aulas extras fazem parte da vida escolar dos alunos e também ocupam o tempo ocioso dos pequenos.

O que é uma atividade extracurricular?
As atividades extracurriculares podem ser vistas como extensões do currículo escolar. Com isso, elas são postas em práticas que estão os esportes e atividades culturais. Isso tudo com o desejo de despertar as outras aptidões além das disciplinas que já são básicas.

Sendo assim, esse tipo de atividade pode ser feita em grupo, como na prática esportiva. Outra forma é própria, por meio de oficinas, cursos e clubes fora do período escolar comum.

Vale dizer, a junção de tarefas desse tipo no dia a dia dos alunos tem o efeito de preencher o tempo livre. Por outro lado, elas também pode despertar saberes e habilidades. Desse modo, um exemplo claro disso é aprender um novo idioma ou melhorar o preparo físico.

A prática frequente de atividades desse tipo está ligada ao combate a problemas de aprendizagem. Ressalte-se que os alunos com falta de concentração podem ter grandes melhoras. E isso ocorre nas aulas, ao entrar em clubes de xadrez ou leitura.

Dessa forma, o efeito também pode ser sentido para crianças com problemas no sono. Afinal, ao se exercitarem em atividades como aulas de esporte, elas controlam melhor a energia. Por fim, elas obtêm bons resultados que vão além da sala de aula.

Qual o valor das atividades extracurriculares para crianças?
As atividades extracurriculares para crianças podem ser boas opções para ajudar no aprendizado, despertar a evolução e a conduta da criança em várias áreas do saber. Ao definir outros deveres, o seu filho começa a ter senso de juízo e mais autonomia escolar.

A escola que dá aos seus alunos atividades desse gênero permite que os alunos explorem mais o seu eu interior. Assim, isso mostra caminhos para expressar suas paixões e desejos, com objetivos como:

  • Fomento à criação;
  • Prática de atividades físicas;
  • Trabalho em equipe;
  • Progresso em outros tipos de saber;
  • Melhora da relação pessoal;
  • Melhora de novas competências.
  • Aumento da autoestima e própria confiança.

Durante essas atividades, a criança pode descobrir talentos, bem como até uma futura profissão. Isso, portanto, melhora a sua autoestima. Mas é bom que os pais respeitem os limites de cada faixa etária. Afinal, se o aluno ficar tenso, ele não terá períodos livres para brincar, ou seja, o seu ritmo nas aulas vai cair.

Destaca-se, ainda, as escolas com oferta de planos especiais, que pode ser uma boa opção. Um exemplo disso é a adesão às escolinhas de esportes, clubes de xadrez e robótica. As aulas de dança e teatro também merecem o seu próprio destaque.

Com isso, elas podem crescer a receita da escola, pois não estão na grade comum. Outra vantagem é que os custos podem ser cobrados de forma direta da mensalidade dos alunos.

Como colocar em prática a atividade extracurricular?
As atividades podem ser feitas tanto pela escola quanto por outras locais ligados à educação. Isso ocorre desde o esporte e à cultura, e são feitas fora do horário escolar.

Os pais podem buscar opções a fim de apoiar as atividades da escola dos filhos. Desse modo, alguns pais fazem isso no período de férias, como em cursos de verão. Esses cursos são pensados como opção de lazer ou em atividades regulares. Portanto, eles existem com o fim de trazer à tona uma habilidade especial.

No caso de cursos de idiomas, as atividades podem trazer ao final títulos que também ajudam com a formação do aluno. Os certificados, quando dados por locais de ensino com reconhecimento, podem ser usadas no currículo.

O bônus é que esses certificados servem para toda vida. A depender da idade, o curso já pode preparar o aluno para o mercado de trabalho.

Cuidado: seu filho pode estar tenso
Atividades extracurriculares têm um grande valor na formação da criança. Além de despertar o aprendizado de aptidões que não estão no currículo escolar, elas trazem aos nossos pequenos a chance de socializar fora da escola. Isso sem contar com o achar seus próprios gostos, criar novos desejos e ganhar mais confiança.

Mas tudo em excesso faz mal – até mesmo atividades educativas. Enquanto a maioria dos pais coloca os filhos em tarefas que ocupam dois ou três dias da semana, há pais que oprimem os filhos.

Nesse caso, eles querem que os filhos façam atividades fora da carga da escola quase que todos os dias. O resultado disso não seria outro: eles não têm tempo livre para que possam brincar e se ligar aos membros da família.

Isso pode ser bem ruim, em especial para crianças mais novas. Ressalta-se que, quanto menor a criança, menos atividade extracurricular ela deve ter. O aumento só deve ocorrer quando ela solicitar.

Mas como saber se você está forçando demais? Preste atenção em seu filho. Sinais como estresse, distúrbios do sono, cansaço e queda do desempenho escolar são muito comuns em crianças que estão cansadas. Além disso, o excesso de atividades pode ajudar no estresse, ansiedade e até mesmo depressão infantil.

Como escolher as atividades extracurriculares de forma correta?
Para quem ainda está querendo definir as atividades de seus filhos, pode surgir outra dúvida: qual delas escolher? Sendo assim, evite pôr a sua filha no ballet se ela quer jogar futebol. Isso só vai fazer com que ela odeie a dança.

Mas caso essas atividades se tornem um fardo, elas perdem todo o sentido. Se você quiser dar uma sugestão do que ele pode fazer no tempo livre, existem muitas boas opções que ele pode gostar.

Quais são as melhores atividades?
Antes de definir as atividades do seu filho, converse com a criança e tente achar algo que ela goste e que seja viável para a sua idade. É bom nunca propor uma tarefa por dever, pois o que poderia ser bom só trará problemas para a família.

Dessa forma, hoje nós separamos 7 dicas para te ajudar. Lembre-se de respeitar o processo do seu filho e os gostos dele. Ademais, essa decisão deve ser tomada em conjunto. Então confira algumas atividades que podem ser boas para o seu filho:

  • Música;
  • Robótica;
  • Artes;
  • Aula particular;
  • Inglês;
  • Esportes;
  • Culinária.

Música
As aulas de música despertam a evolução e o poder sensorial e criativo da criança. O contato com os sons, melodias e ritmo ajuda o seu filho a melhorar a coordenação motora e abrir a mente para uma nova aptidão.

Robótica
Nos últimos anos, esse tipo de atividade extracurricular tem ganhado força entre as crianças, pois as aulas de robótica permitem que o aluno crie robôs, aprenda sobre circuitos lógicos e programação.

Sendo assim, essa é uma forma lúdica em que a criança tem contato com saberes da matemática e física. Pense em investir nessa opção para o seu filho. Com isso, ele pode se sentir mais movido a querer aprender mais.

Artes
As aulas e cursos de artes, dança e teatro despertam a curiosidade do aluno e trabalham o poder de expressão e olhar crítico em relação ao mundo que o cerca. Dessa forma, ele pode melhorar as técnicas motoras, criatividade e postura corporal.

Aula particular
A aula particular também é uma boa opção para ocupar a rotina de uma criança, mas muitos pais só pensam nela quando o aluno vai mal na escola.

Contudo, se feita a longo prazo, ela pode ser muito boa para a criança evoluir não só nas matérias que ela tem problema, mas para extrair o máximo de saber do conteúdo dado na sala de aula, e que, por vezes, não é muito falado a fundo.

Inglês
A priori, destaca-se que aprender uma segunda língua é uma boa atividade extracurricular para crianças. Ter domínio da língua inglesa, por exemplo, é um desejo de quase todo o mercado de trabalho. E essa prática pode ser feita desde a infância. Assim, a criança cresce aprendendo o inglês, da mesma forma que faz com o português.

Caso a escola do seu filho não ofereça o ensino de inglês, opte por uma escola de idiomas. Essa é uma das principais atividades, tanto pelo valor que traz para o aluno como pela fácil modo de buscar opções de cursos livres.

Aprender um novo idioma ajuda que as crianças conheçam novas culturas. Outra vantagem é explorar as aptidões de conversa, o que desperta o pensamento crítico, a criação e a ser sociável.

Esportes
A prática de esporte também é boa para a evolução motora e física da criança. Ao praticar esportes de modo regular, haverá um aumento dos músculos, melhora da respiração e regulação de hormônios. Mas um dos pontos mais falados é o trabalho em equipe.

As vantagens são nítidas em pessoas de todas as idades, mas em especial em crianças e jovens. Afinal, esse público está em processo de formação. Dentre os pontos positivos dá para destacar o maior controle físico e emocional, crescimento e a interação que os esportes dão por si só.

Oferecer atividades extracurriculares como escolinhas de futebol, vôlei, natação ou judô, dá para os alunos a chance de trabalhar o corpo e a mente. Além disso, ter melhores resultados tanto em sala de aula quanto na vida.

Culinária
As crianças têm que entender o valor de uma boa alimentação, e nada melhor do que uma aula sobre o tema para ensinar isso. Muitos alunos sequer sabem o nome das principais frutas e legumes, então, ao colocar a mão na massa, os pequenos vão entender o valor de cada comida.

Dessa forma, podemos ver que as atividades extracurriculares para crianças são vitais para a sua evolução física e psicológica. Fale com seu filho e escolha uma opção em que ele vai poder fruir ao máximo as novas vivências.

circulo

Portais
 Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Congresso Online
Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

8 thoughts on “Atividades extras infantis: saiba como é

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Quem não menstrua não tem ovulação?

Compartilhe a Verdade “Doutor, quem ainda não menstrua não tem ovulação? Tem risco de gravidez?” A ovulação, normalmente, acontece no meio do ciclo menstrual da mulher, ou seja, 14 dias antes da próxima menstruação chegar. A menina que ainda não menstruou, em teoria, ainda não ovulou na vida. Entretanto, é importante pensar que […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!