Ouro histórico para o Brasil! Desta vez, a atleta de paraescalada, Marina Dias, conquistou o título inédito no mundial, que aconteceu em Berna, na Suíça, em 10 de agosto. Essa foi a primeira participação dela em mundiais, vencendo a categoria RP3 (atletas com limitações leves no alcance e na força).
Marina venceu a britânica Christhiane Luttkhueizen e a holandesa Martha Evans, prata e bronze respectivamente. Nesta temporada, a paulista, Taubaté (SP), subiu ao pódio outras três vezes em etapas da Copa do Mundo. Faturou ouro em Salt Lake City (EUA) e Innsbruck (Áustria), e foi bronze em Villars (Suíça).
Em 2009, Marina Dias foi diagnosticada com esclerose múltipla, doença degenerativa autoimune, quando teve o lado esquerdo do corpo paralisado. Ela era corredora, após a paralisia parcial, passou a fazer escalada.
Ver essa foto no Instagram
Jogos Olímpicos
Apesar de a escalada ter integrado o programa olímpico nos Jogos de Tóquio (Japão) e segue mantida nos Jogos de Paris 2024, a paraescalada ainda não está incluída no rol de esportes paralímpicos.
No início de 2023, o Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) confirmou 22 modalidades na Paralimpíada de Paris 2024, e deixou aberta a possibilidade da paraescalada e do parasurfe serem incluídos, pela primeira vez, a partir de Los Angeles 2028, caso os dois esportes sejam indicados pelo Comitê Organizador.
A decisão final do IPC sairá até dezembro.
Portais
Fortaleça no merch!
cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/
Luz p’ra nós!
Muito bom ver os brs voando lá fora.
Gratidão pelo post
Luz p’ra nós
Gratidão! Luz p’ra nós!
Parabéns
Luz p’ra nós!
Eu fico muito feliz e orgulhosa de ver uma brasileira brilhando no esporte e mostrando que é possível viver bem com a esclerose múltipla. 😊
Luz p’ra nós!
é lindo ver pessoas escalando na vida apesar de todas as dificuldade, até mesmo os deficientes físicos muitos deles conseguem superações magníficas e são bem felizes, valorizando assim a Obra Divina!
Luz p’ra nós!