A mulher que se vestiu de soldado para lutar

Compartilhe a Verdade

Maria Quitéria de Jesus (1792-1853), baiana de Feira de Santana, entrou para a história do Brasil como a primeira mulher a ingressar nas Forças Armadas. Mas isso só foi possível porque ela se vestiu de homem, usando os documentos do cunhado, para se alistar como “soldado Medeiros” na luta da Independência da Bahia (1822-1823) para expulsar os portugueses.

Heroína da Independência do Brasil: conheça história e legado de Maria Quitéria, a 1ª militar do país | 2 de julho | G1

Retrato de Maria Quitéria de Jesus Medeiros – Wikipédia, a enciclopédia livreA ideia de mudar de identidade surgiu depois que o pai recusou seu pedido para se alistar. Fugiu de casa e já estava incorporada a um batalhão quando o pai procurou o comandante local, o major José Antônio Silva Castro, para avisar que o soldado Medeiros, na verdade, era uma mulher de 30 anos. O major decidiu mantê-la por suas habilidades – além de manejar armas de caça, ela sabia cavalgar. Maria Quitéria participou de três combates.

Depois do conflito, foi ao Rio de Janeiro para ser condecorada por D. Pedro I com a insígnia de Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro. O pai jamais a perdoou, mas Maria Quitéria ganhou depois uma estátua de bronze em Salvador e, em 1995, foi homenageada pelo Exército como Patrono da corporação, ao lado de figuras como Duque de Caxias (1803-1880) e Marechal Rondon (1865-1958). A entrada das mulheres nas Forças Armadas só foi oficializada na década de 1980.

Fonte

 

circulo

Portais
 Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Congresso Online
Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

10 thoughts on “A mulher que se vestiu de soldado para lutar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Fotografias das raras rosas negras de Halfeti

Compartilhe a Verdade As rosas turcas Halfeti são extremamente raras. Elas são cuidadas e manuseadas como rosas normais, mas têm o enorme diferencial da cor. Estas rosas são tão negras que a gente acha que foram pintadas com tinta spray. Mas isso é, na verdade, sua cor natural. As rosas […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!