A Bibiliotheca Sanctorum, o livro dos Santos do vaticano, em sua página 680, relata a memória e a vida de Santa Eliana. Ela foi companheira de orações, de fé e de martírio de outras três Santas: Santa Filantia, Santa Taziana e Santa Marciana de Amasea. Os fatos da vida e da morte de Santa Eliana aconteceram numa região chamada Ponto, situada onde hoje é a Turquia.
Perseguida pelos romanos
Santa Eliana viveu nos primórdios da igreja, quando os romanos perseguiam sem piedade a todos aqueles que se diziam cristãos. Junto com as Santas Taziana, Filantia e Marciana, Santa Eliana primeiramente foi presa. Os romanos exigiam que as jovens renunciassem à fé em Jesus Cristo e adorassem aos deuses romanos.
Como Santa Eliana e suas amigas permaneceram firmes na fé cristã mesmo sofrendo as mais terríveis torturas e não se curvaram diante dos deuses pagãos, elas foram decapitadas pelos carrascos, a mando das autoridades romanas.
Relíquias
As relíquias de santa Eliana e suas amigas foram levadas para Turim, na Itália. Lá, colocaram sobre o altar da capela que passou a se chamar Capela da Santa Relíquia, uma relíquia da santa. Na mesma capela, construíram uma urna e uma estátua de cera em tamanho natural com a imagem de Santa Eliana.
Comemoração
A celebração da festa de santa Eliana acontece todo o dia 18 de agosto.
Devoção
São Jose Bento Cottolengo fundou várias casas chamadas casas da “Divina Providência”. Ele criou vários grupos aos quais deu o nome de “Famílias”. Cada “família” era socorrida e ajudada pelas Casas da Divina Providência. Em uma dessas “famílias”, São Cottolengo colocou o nome de Santa Eliana, em homenagem à Santa, pois era seu devoto. Ele dizia que abria as casas para ajudar as pessoas mais necessitadas e que Santa Eliana cuidava de prover as necessidades de todos.
Por causa da devoção de São Cottolengo, Santa Eliana passou a ser conhecida como a “Santa da Providência”, aquela que intercede junto a Deus pelas necessidades básicas desta vida, como comida, saúde, moradia. Santa Eliana é a Santa da força da fé, da perseverança, da coragem de testemunhar Jesus Cristo e também a Santa da amizade, pelo fato de ter dado sua vida por Jesus cristo, junto com mais três amigas santas e mártires.
Veja também:
Todas as mulheres devem a Cristo
Portais
Fortaleça no merch!
cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/
Luz p’ra nós!
Que história bonita e emocionante! Eu acho que ela é um exemplo de fé e amor para todos nós.

Pessoas não tão lembradas mas que foram muito importantes no seu tempo.
Grande mulher
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Gratidão pelo post! Luz pra nós!
Inspiradora. Luz p’ra nós!
Belo testemunho e exemplo! Grata pelo post
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós


