Desvendando os significados das flores mês a mês

Compartilhe a Verdade

Alguns países do Hemisfério Norte definem uma flor de cada mês, como se fosse um símbolo. Isso rende boas ideias para presentes de aniversário.  Cada espécie reflete qualidades e significados especiais, por isso são usadas para celebrar e presentear. Confira!

Janeiro: Cravo

Janeiro: Cravo

O cravo, flor típica de janeiro, carrega um simbolismo.As flores vermelhas representam a gratidão e o amor verdadeiro. Já os cravos cor-de-rosa correspondem a uma demonstração de carinho. Originário da região do Mediterrâneo, esta flor encanta com suas cores e perfume delicado. No cuidado, os cravos exigem luz solar direta e solo bem drenado. Uma curiosidade é que, na Idade Média, o cravo era usado como ingrediente em poções de amor, reforçando seu vínculo com sentimentos apaixonados.

Fevereiro: Íris e Violeta

Fevereiro: Íris e Violeta

Fevereiro nos presenteia com a Íris e a Violeta. A Íris, nome derivado da deusa grega do arco-íris, simboliza sabedoria e confiança. Adapta-se a diferentes climas, mas prefere solos úmidos e bem nutridos. Já a Violeta, pequena e delicada, é conhecida por sua beleza e simplicidade. Ela prospera à meia-sombra, em solos levemente úmidos. No dia a dia de cultivo, evite molhar as folhas e flores. Regue somente o substrato.

Março: Narciso

Março: Narciso

O Narciso, flor de março, é um símbolo de renovação e esperança. Além disso, também transmite a ideia de beleza e vaidade. Nativo da Europa e da Ásia, destaca-se com suas flores amarelas ou brancas. A flor surge inclinada para baixo e na beira dos rios. O seu nome foi inspirado no personagem mitológico Narciso, que se apaixona pelo seu próprio reflexo na água.

Abril: Margaridas

Abril: Margaridas

Abril é marcado pelas margaridas, que representam inocência, simplicidade, juventude e pureza.O nome da planta vem do grego “margarites”, que em português significa “algo muito precioso”. Estas flores, de origem europeia, são versáteis e se adaptam bem a vários ambientes, exigindo apenas luz solar e regas regulares. A planta aparece na literatura, como é o caso do livro “Hamlet”, de William Shakespeare. Na história,o escritor inglês usa margaridas para simbolizar a pureza da personagem Ofélia.

Maio: Lírio do Vale

Maio: Lírio do Vale

O Lírio do Vale, flor de maio, simboliza humildade e felicidade. Esta planta prefere sombra parcial e solo úmido, portanto, ideal para jardins mais sombreados. Originária da Europa e da Ásia, tem um perfume doce e agradável, que serviu de inspiração para Christian Dior criar um perfume. O Lírio do Vale é também conhecido por suas propriedades tóxicas. Portanto, se for cultivá-lo, faça isso longe de crianças e animais.

Junho: Rosa

Rosa: conheça tipos, cores e como cultivar | Blog da Cobasi

Junho nos traz a rainha das flores: a Rosa. Nativa da Ásia, a espécie é símbolo universal de amor e paixão. Já os cristãos adotaram esta flor como uma representação de Maria. Se você tem uma roseira em casa, precisa se preocupar com cuidados como podas regulares e exposição ao sol. As rosas não são apenas estrelas em jardins, mas também em produtos de beleza e perfumaria. Além do aroma, as flores possuem propriedades benéficas para a pele.

Julho: Delfim

Julho: Delfim

Em julho, somos agraciados com o Delfim, também conhecido como Erva-Piolho. Essa flor, nativa da Europa, tem um nome curioso que vem do grego “dolphin”, que quer dizer “golfinho”. A aparência dos botões lembra o animal marinho.  Com uma preferência por climas temperados, o Delfim demanda sol pleno e solo bem drenado.

Agosto: Gladíolo

Agosto: Gladíolo

Agosto é o mês do Gladíolo, uma flor que simboliza força de caráter e integridade. Originária da África, esta planta adapta-se bem a climas quentes e requer solo bem com boa drenagem, além de exposição solar. Uma curiosidade sobre o Gladíolo é a sua popularidade em arranjos florais, especialmente em eventos que celebram conquistas e sucessos,como formaturas. E esta simbologia não é em vão: na Roma Antiga, os gladiadores que venciam as batalhas eram presenteados com a flor. Por isso, ela simboliza força e vitória.

Setembro: Áster

Setembro: Áster

Setembro nos presenteia com o Áster, uma flor que simboliza sabedoria, lealdade e elegância. Nativa da China, o nome da planta vem do grego e significa “estrela”. Ele foi escolhido por causa do formato da flor.  Adaptável a diferentes tipos de solo, o Áster floresce em pleno sol ou meia-sombra. Uma característica interessante da espécie é a sua variedade de cores, que vai do branco ao roxo. Por isso, é uma escolha popular para jardins e buquês.

Outubro: Calêndula

Calêndula

A Calêndula, flor de outubro, é conhecida por suas propriedades medicinais e beleza. Ela é originária da África Central e produz flores amarelas e alaranjadas, por isso é associada ao sol. A planta prefere condições de sol pleno e solo fértil. Além de seu uso em jardins, a Calêndula tem um papel importante na indústria de cosméticos devido às suas propriedades calmantes e curativas. Se você pretende presentear com Calêndula, saiba que a espécie é símbolo da criatividade e da alegria.

Novembro: Crisântemos

Novembro: Crisântemos

Os Crisântemos, flores de novembro, simbolizam prosperidade, amizade e otimismo. Natural da China, a planta foi levada para o Japão pelos monges budistas, onde se tornou símbolo da família imperial. Contudo, no Brasil, a espécie possui uma simbologia diferente: é uma das flores de finados.

Dezembro: Azevinho e Poinsétia

Azevinho e Poinsétia

Dezembro é enriquecido com duas plantas distintas: Azevinho e Poinsétia. O Azevinho, com suas folhas brilhantes e bagas vermelhas, representa esperança e alegria festiva. Ele é muito usado nas decorações natalinas no Hemisfério Norte. Além disso, a planta é conhecida por afastar os maus espíritos. A Poinsétia, famosa por sua cor vermelha, é um símbolo de boas festas e celebrações.

Fonte

circulo

Portais
 Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Congresso Online
Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

9 thoughts on “Desvendando os significados das flores mês a mês

  1. Flores são sempre encantadoras. Gostei de saber o significado das margaridas, é uma flor que sempre associei ao perdão e reconciliação, de fato algo “muito precioso”. Gratidão pelo post. Luz p’ra nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Ritual Tarot - Camping EDL

Compartilhe a Verdade Salve Círculo! Começamos nossos cortes do Documentário Camping EDL 2023. O segundo é o Ritual do Tarot, manejado pela mestra Jac Jannie @jac-jannie da Casa Ka. Na sexta-feira tivemos o Ritual do Tarot com fogueira no templo dos Hu, uma por vez acenderam vela na capela e tiraram […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!