Artista Cynthia, cria ‘série de abelhas’ e plantas de outro mundo

Compartilhe a Verdade

No livro de 1901, A Vida da Abelha , o autor ganhador do prêmio Nobel Maurice Maeterlick escreveu: “Se a abelha desaparecesse da face da terra, o homem teria apenas quatro anos de vida”. Independentemente de determinar um intervalo exato de anos para tal catástrofe, a extinção do inseto tem sido uma grande preocupação há mais de um século. Tornamo-nos cada vez mais conscientes das consequências devastadoras de viver sem abelhas, um resultado terrível com o qual os cientistas estão continuamente a contar.

Em sua extensa Bee Series , a artista Cynthia James destaca a necessidade humana e ambiental dos polinizadores alados, imaginando um catálogo botânico de formas de plantas e insetos prosperando entre si em outro mundo. Descrevendo uma experiência seminal diretamente relacionada a essa inspiração, James reflete sobre quando ela e seu parceiro viveram na selva das terras baixas de Yucatán, uma experiência seminal que inspirou o conjunto da obra. O artista explica:

Começamos a ver o ambiente mudar rapidamente à medida que o aquecimento global aumentava juntamente com o uso de pesticidas que danificavam abelhas e borboletas. Vimos enxames de borboletas na década de 1990, mas nunca esperávamos que seu desaparecimento ocorresse tão rapidamente. Os pesticidas e as sementes geneticamente modificadas impregnadas de agentes antibacterianos são novos elementos que chocam a interação perfeitamente equilibrada entre os seres humanos e as fontes alimentares.

Aparentemente dançando ou movendo-se em transe rítmico, abelhas de vários tons se infiltram em cada pintura, reunindo-se em elegantes espirais e duplas hélices. Balançando de maneira semelhante estão as plantas que os polinizadores enxameiam, aparecendo como formas quase mutantes de folhagem familiar que aludem ao grotesco do século XVIII.

O trabalho de James estará em exibição em The Bird and the Bees and More: Polinizadores, que será inaugurado na Wildling Gallery, na Califórnia, na próxima semana. Para mais atualizações e trabalhos, confira o site e o Instagram do artista .

 

“ADN” Contra plantas altas e queimadas que lembram talos de milho, abelhas azuis brilhantes pairam na forma de uma dupla hélice.

“Murmuração Genética” Uma flor marinha roxa e amarela imita a forma de uma água-viva.

“Pássaros vs. Abelhas” Uma flor rosa alta ergue-se contra as folhas verdes ao fundo. As abelhas enxameiam no lado esquerdo da planta.

“A Arca” Um orangotango, um papagaio, um tamanduá, uma tartaruga e criaturas marinhas cavalgam nas costas de uma garça vermelha brilhante.

“Deus salve a rainha” Uma flor alta em forma de trombeta em tons de coral se destaca contra finos traços dourados. As abelhas pairam no topo da flor.

“O Salve” Uma garça branca se levanta e abre bem o bico, uma montanha de frutas saindo de sua boca. Ele fica no topo de uma rocha de fogo e as abelhas o enxameiam em um movimento espiral.

Fonte

circulo

Portais
 Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Congresso Online
Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

11 thoughts on “Artista Cynthia, cria ‘série de abelhas’ e plantas de outro mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Reflexões sobre a Perspectiva de Família nos Dias de Hoje

Compartilhe a Verdade   A mulher brasileira é uma figura que historicamente esteve intrinsecamente ligada aos valores do amor e da honra, sendo frequentemente retratada como a guardiã dos laços afetivos e dos valores familiares. Essa conexão profunda com o afeto e a moralidade permeia as tradições culturais e as […]

Talvez você goste

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!