The Rainbow Tree: o novo projeto sustentável do Vincent Callebaut é um edifício bioclimático de madeira nas Filipinas, que busca dupla certificação ambiental; LEED e BERDE (selo concedido pelo conselho de construção verde das Filipinas).
O objetivo é construir um edifício que ofereça o equilíbrio perfeito entre patrimônio cultural e patrimônio natural de esplendor sem paralelo.
O nome The Rainbow Tree (A Árvore Arco-Íris) é uma homenagem à uma árvore icônica e colorida das Filipinas, o Eucalyptus Deglupta, também conhecido como Rainbow Eucalyptus.
Esta torre orgânica modular de madeira envolta em camadas de vegetação exuberante pretende se tornar uma “floresta urbana” para a cidade, e integra os princípios do bioclimatismo passivo e energias renováveis avançadas.
No telhado haverá 1.650 m² de painéis solares fotovoltaicos e térmicos.
Localizado no coração do leste da Ásia, em Cebu, que é uma das maiores ilhas das Filipinas.
A capital é a cidade mais antiga do arquipélago e é hoje o principal porto marítimo e o principal centro econômico de negócios, especializado nos setores de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC).
Ano passado, a UNESCO apontou Cebu como as 66 “Cidades Criativas”no mundo. A escolha se deve por sua inovação em design, particularmente no campo da moda, arquitetura e produção de móveis ecologicamente responsáveis.
A arquitetura das Filipinas é uma combinação dinâmica de múltiplas influências e um reflexo do patrimônio histórico e cultural do país.
O conceito do edifício é inspirado nessa mistura de influências, e principalmente nas Nipa Huts, construções feitas de madeira, bambu e folhas de palmeira tradicionais do país.
Floresta Vertical. A torre “The Rainbow Tree” é adornada com as mais belas espécies vegetais das florestas tropicais vizinhas.
Usando plantas de fontes sustentáveis das florestas tropicais locais, a torre será coberta por mais de 30.000 plantas, arbustos e árvores tropicais. Muitas plantas mudam de cor durante a estação, dando à cidade um “arco-íris” vivo ao longo do ano.
Este edifício verde trará um sopro de frescor ao coração do Cebu Business Park, que é principalmente construído em concreto e aço.
O edifício possui varandas escalonadas entre os pisos pares e ímpares, permitindo que palmeiras e árvores de folha caduca cresçam em altura dupla. As espécies endêmicas de plantas são listadas de acordo com a cor de suas espécies.
Estrutura de madeira CLT (Cross Laminated Timber)
A The Rainbow Tree está projetado com uma estrutura de madeira, o único material natural, abundante e renovável.
A técnica de construção utilizada, a madeira engenheirada, consiste em sobrepor ripas perpendiculares de madeira e conectá-las usando adesivos estruturais orgânicos formando módulos de madeira muito resistentes.
A torre contará com 1.200 desses módulos pré-fabricados e padronizados em uma fábrica com um alto grau de precisão.
Coberto com um revestimento de tábuas de cedro queimadas de acordo com o método japonês ancestral chamado Shou-Sugi-Ban, o edifício tem uma melhor resistência ao fogo e insetos que comem madeira e fungos.
Ser construída a partir de árvores extraídas de florestas eco-responsáveis significa que o edifício pode ser um verdadeiro aliado de transformar carbono em oxigênio.
Segundo os arquitetos, isso significa que o edifício The Rainbow Tree terá uma pegada de carbono negativa!
Para economizar energia, a torre terá isolamento duplo graças a um revestimento interno e externo de materiais totalmente naturais, como palha e cânhamo.
Design de interior flexível
A estrutura CLT consiste em um núcleo central, também feito de madeira maciça, e uma fachada em “exoesqueleto”.
Essa estrutura libera espaço para permitir que cada morador personalize seu apartamento.
Ser capaz de transformar espaços interiores conforme desejado ao longo do tempo é uma boa estratégia de design sustentável.
Os espaços interiores serão inundados com luz natural e incluirão vários jardins verticais.
O The Rainbow Tree oferece mais do que unidades residenciais para seus habitantes, incluindo um restaurante, um espaço de coworking, uma piscina, spa e fitness center, além de uma fazenda urbana. interior de madeira edifício em CLT (Cross Laminated Timber)
No 7º andar está localizada a piscina do condomínio e o spa. A academia fica no 8º andar com vista para a piscina que tem pé direito duplo.
No 31º andar, uma fazenda urbana e seus produz frutas, vegetais e algas em um sistema de aquaponia, que podem ser colhidas pelos habitantes do edifício.
Combinando a piscicultura e o cultivo de plantas, a fazenda urbana está programada para produzir até 25.000 quilos de frutas, legumes e algas e 2.500 quilos de peixe por ano – o equivalente a quase 2 quilos de comida por semana para cada família que reside na torre.
O projeto do edifício The Rainbow Tree defende o uso e a reinterpretação dos estilos arquitetônicos e paisagísticos indígenas, coloniais e modernos que predominam ou prevalecem na região.
Portais
Não esquece de dar aquela força no merch!
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Que espetáculo
Luz pra nós
Luz p’ra nós!!!
Caramba! Cada parte é uma obra de arte por si só. Luz p´ra nós!
Luz p’ra nós!!!
Show!
Luz p’ra nós!!!
Luz p’ra nós!!!
Que sensacional!!
Luz p’ra nós!
Show! Luz p’ra nós
Estou impressionada!! 💞 Luz p’ra nós…
Luz para nós!!
Luz p’ra nós
Que fodaa, mas me lembra muito uma colônia em um futuro diatópico. não deixa de ter sua beleza, claro!
Luz pr’a nós!
Luz p’ra nós!👍
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!