Arquitetura e design inspiram as pinturas abstratas de Camila Cherobin

Cássia 17
Compartilhe a Verdade

As pinturas abstratas viraram hit de qualquer board de decoração do Pinterest. Formas orgânicas misturadas com traços mais concisos complementam da decoração naturalista a mais minimalista. E nessa onda de criativas que você precisa conhecer está Camila Cherobin, artista de 27 anos formada em jornalismo que trocou as palavras pelas telas após uma viagem à Barcelona, em 2018. “Meu primeiro contato com a pintura foi bem despretensioso”, conta ela. Depois de viver na cidade espanhola por alguns meses, ela voltou ao Brasil e decidiu investir na profissão. De lá para cá, foram quadros, painéis, ecobags, paredes personalizadas e, agora, até espreguiçadeiras que ganharam as cores e shapes característicos de seu trabalho, todos inspirados no universo da arquitetura e do design.  Camila fala sobre sua marca, arte em tempos de pandemia e mais – vai ser difícil resistir à sutileza e delicadeza de seu trabalho.

 

Arquitetura e design inspiram as pinturas abstratas de Camila Cherobin (Foto: Divulgação)Camila Cherobin e um de seus painéis de tecido (Foto: Fernando Mendes)

 

 

Como você começou a pintar?
Meu primeiro contato com a pintura foi bem despretensioso e meio por acaso. Em 2018 morei por uns meses em Barcelona, e no apartamento em que eu vivia moravam mais 5 ou 6 pessoas de diferentes nacionalidades, entre elas uma artista plástica colombiana, Valentina. Numa dessas noites quentes de verão, nós, moradores da casa e mais alguns amigos entusiastas de uma boa festinha catalã, decidimos nos juntar para uma noite de pintura. Música, tinto de verano e pinceladas desajeitadas. No dia seguinte comprei tintas, comecei a pesquisar referências, materiais e aproveitei toda a cultura que a Europa tinha para me oferecer naquele momento e mergulhei nesse novo universo. Desde então venho amadurecendo meus trabalhos, mudando alguns olhares e me desafiando quando percebo que estou acomodada.

Você une bastante arquitetura, arte. Como você escolhe o que vai desenhar?
Tenho um bloco de papel onde rabisco todas as minhas referências e ideias. Às vezes elas aparecem do nada e outras preciso parar e dedicar um tempo para essas criações. Não sou muito adepta dessa segunda opção: para mim, criar não tem hora, não é algo automático como sentar na frente de um computador e preencher uma planilha. Então, acaba sendo bem intuitivo, tenho uma série de formas que uso nas pinturas e vou montando e espalhando pelo tecido até chegar a um desenho que me agrade. Tiro foto e deixo tudo registrado para futuras criações.

 

Arquitetura e design inspiram as pinturas abstratas de Camila Cherobin (Foto: Divulgação)

 

Resultado de imagem para camila cherobin

 

Resultado de imagem para camila cherobin

 

Como foi o desenvolvimento da sua paleta de cores identitária?
Algumas cores que uso na minha paleta vieram da Bauhaus, escola alemã de arte vanguardista dos anos 1920. São inúmeras as referências que tenho dessa estética, uma delas é a paleta de cores primárias que eles usavam como identidade visual: branco, azul, amarelo e vermelho. Fui acrescentando outras cores como terracota, rosé, tonalidades de amarelo e por aí vai… Confesso, porém, que ainda tenho certa resistência em usar o vermelho nas pinturas.

 

Arquitetura e design inspiram as pinturas abstratas de Camila Cherobin (Foto: Divulgação)As pinturas abstratas de Camila Cherobin agora estão disponíveis também em móveis, com a collab feita em parceria com o Dois Trópicos (Foto: Fernando Mendes)

 

Onde você busca inspiração?
Minha inspiração é cotidiana. Perfis no Instagram, livros de design e arquitetura, tenho a sorte do meu namorado ter bons livros com esse tema na casa dele, vez ou outra assalto a estante para folhear algum. Observar a cidade é algo que me inspira também. São Paulo é ímpar, tem uma arquitetura curiosa, desajeitada e graciosa. Acho incrível essa mistura de formas, materiais e referências que as construções carregam.

Como você está o processo criativo na quarentena?
Já passei por algumas fases desde o início. No primeiro momento – como todo mundo – fiquei perdida sem saber o que fazer. Depois, vieram as inúmeras cobranças sobre ser produtiva e criativa o tempo inteiro. E a outra etapa foi organizar meus pensamentos e entender que tudo bem eu não ser a pessoa mais ativa dessa quarentena. Mas, volta e meia me pego ansiosa, precisando organizar a cabeça, algumas crises de choro… Todas as sensações são novas e o futuro ainda é um grande mistério.

 

Arquitetura e design inspiram as pinturas abstratas de Camila Cherobin (Foto: Divulgação)

 

Qual foi o maior desafio do isolamento social?
Falando sobre meu trabalho: bloqueio criativo e a falta de acesso aos materiais e mão de obra que antes eu encontrava com muita facilidade.

Quais livros de arquitetura e arte você indica para quem gosta do assunto?
Vou indicar uma leitura sobre arquitetura que para quem gosta do tema é um deleite: São Paulo nas Alturas, de Raul Juste Lores. Em resumo, o livro conta sobre as construções emblemáticas dos anos 1950 e 1960, desde grandes nomes da arquitetura, influências vindas de fora e toda a revolução que o mercado imobiliário sofreu neste período. É um trabalho rico em detalhes e pesquisas, indico de olhos fechados.

 

Fonte: Revista Gamour

Luz p’ra nós!

Portais

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil.net
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

17 thoughts on “Arquitetura e design inspiram as pinturas abstratas de Camila Cherobin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Ilustração - Transmitindo Carinho

Compartilhe a Verdade   Nascido no México e com sede em Barcelona , o artista apenas conhecido como Gabo tem um estilo próprio que transmite carinho. Gabo depois de anos trabalhando em mídias variadas, pintando murais grandes e pequenos, e tendo sua arte encomendada em todo o mundo. A vida […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!