Óleo medicinal de cacau

Compartilhe a Verdade

O cacau como muitos sabem, é a semente do fruto do cacaueiro e o principal ingrediente do chocolate. Para que estas sementes possam ser transformadas em pó ou no chocolate, elas devem ser colhidas da árvore, secadas ao sol e depois torradas e amassadas. A massa resultante é amassada até que seja extraída a manteiga de cacau.

Essa pasta é usada principalmente para fazer o chocolate ao leite e o chocolate branco, enquanto que o cacau puro é usado na fabricação no chocolate amargo ou meio amargo, possuindo alto teor nutricional, com propriedades medicinais.

O óleo é rico em flavonóides e antioxidantes, tendo ainda mais que o açaí e a blueberry, o que traz os seguintes benefícios para a saúde:

• Melhorar o humor e combater a depressão e a ansiedade, por aumentar a produção de serotonina, o hormônio do bom humor.
• Prevenir trombose, devido à presença de flavonol;
• Combater o colesterol alto, por ser rico em antioxidantes e prevenir a formação das placas de ateroma;
• Prevenir aterosclerose, por prevenir o acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos;
• Prevenir anemia, por ser rico em ferro;
• Reduzir o risco de diabetes, devido aos antioxidantes flavonoides e por ajudar no combate à resistência à insulina;
• Prevenir problemas como demência e derrames, por melhorar a circulação sanguínea, cognição e a memória;
• Reduz a pressão porque melhora a qualidade dos vasos sanguíneos;
• Ajuda a regular o intestino porque possui flavonóis e catequinas que chegam ao intestino grosso onde podem aumentar a quantidade de bifidobactérias e lactobacillus, que são boas para a saúde;
• Ajuda a controlar a inflamação, o que pode ser observado através da redução da quantidade de proteína C reativa no sangue.

Para obter esses benefícios, deve-se consumir 2 colheres de sopa de cacau em pó por dia ou 40 g de chocolate amargo, o que equivale a cerca de 3 quadradinhos da barra.

É importante lembrar que apenas o chocolate amargo, com pelo menos 70% de cacau, traz também benefícios à saúde, pois o chocolate ao leite e o chocolate branco contêm pouca quantidade de cacau e muito açúcar e gordura. Na culinária, cacau pode ser adicionado em bolos, massas, biscoitos ou em salada de frutas.

Além disso, o cacau em pó não deve ser consumido juntamente com produtos ricos em cálcio, como leite, queijo e iogurte, pois ele possui ácido oxálico, uma substância que diminui a absorção de cálcio no intestino.
Informação nutricional e como usar
A tabela a seguir traz a composição nutricional de 100 g de cacau em pó.

Quantidade em 100 g de cacau em pó Energia: 365,1 kcal Proteína 21 g Cálcio 92 mg Carboidrato 18 g Ferro 2,7 mg Gordura 23,24 g Sódio 59 mg Fibras 33 g Fósforo 455 mg Vitamina B1 75 mcg Vitamina B2 1100 mcg Magnésio 395 mg Potássio 900 mg

Como comer a fruta cacau

Para consumir a fruta do cacaueiro deve-se cortá-la com um facão para quebrar sua casca que é muito dura. A seguir o cacau pode ser aberto e poderá ser observado um ‘cacho’ esbranquiçado coberto por uma substância viscosa muito doce, cujo interior possui o cacau escuro, que se conhece mundialmente. É possível chupar apenas a goma branca que envolve a semente de cacau, mas também pode-se mastigar tudo, comendo também o seu interior, sendo que a parte escura é muito amarga e não se parece com o chocolate que é tão conhecido.

Veja também:

Cacau cerimonial, a bebida das antigas civilizações utilizada como expansor e medicina

 

Portais
 Fortaleça no merch.
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

13 thoughts on “Óleo medicinal de cacau

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Maternidade solo: do preconceito à realização pessoal

Compartilhe a Verdade O maior espetáculo do mundo é produzido pela mulher-mãe que gera, alimenta e educa um filho. É um show fantástico e único, que exige garra e determinação quase integral. Porém, a maternidade solo pode ser facilmente comparada a um musical onde você interpreta todos os personagens, gerencia […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!