Óleo de algodão e seus benefícios

Compartilhe a Verdade

O óleo de algodão é muito utilizado na culinária para preparar alimentos, incluí-lo no cardápio pode fornecer uma série de benefícios para a saúde, pois ele é capaz de melhorar a memória, sistema imunológico, reduzir a inflamação, contribuir com a saúde do coração, além de promover um cabelo e pele saudável.
Vamos conhecer abaixo mais detalhadamente todos os benefícios do óleo de algodão e para que serve, além de relacionar algumas dicas para que você escolha a melhor versão do óleo, garantindo assim vantagens efetivas para a saúde.

O óleo de algodão é feito a partir de sementes de plantas de algodão. Ele é produzido em grandes quantidades em vários países do mundo. Assim como acontece com os óleos provenientes de outras sementes, as de algodão são descascadas, revelando um “miolo” rico em óleo, que é extraído após ser prensado. Ele é reconhecido por ser baixo em gorduras trans, e comumente substitui outras versões de óleo na hora de preparar algumas receitas, pois ajuda a realçar o sabor dos alimentos, mas também é largamente usado como uma forma de biocombustível.

A questão é que existe muito polêmica envolvendo o óleo de algodão, pois muitos afirmam que ele não é tão saudável quanto promete. O uso de produtos químicos nas plantações de algodão tem levantado muitas preocupações sobre a segurança do uso de óleo de algodão, porém, é preciso considerar que nem todos são feitos da mesma maneira. Por exemplo, a versão não processada pode conter mais de 70% de gorduras insaturadas. O hidrogenado é extremamente rico em gorduras saturadas, que têm efeitos colaterais negativos sobre o corpo. No entanto, a versão orgânica do óleo de algodão é saudável, pois contém gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas, além de vários outros antioxidantes. Então, o segredo para obter benefícios está na escolha correta, pois o óleo de algodão faz mal quando é altamente processado ou de baixa qualidade.

PARA QUE SERVE O ÓLEO DE ALGODÃO?

Ele serve para preparar alimentos. Muitos usuários aproveitam o óleo de algodão para fritura, e é popular por evidenciar o sabor dos alimentos frescos, em vez de mascarar. Também é recomendado para o preparo de pratos assados, pois não é “pesado” se comparado aos outros óleos e tem alta resistência à oxidação, o que o torna ideal para ser usado em molhos de salada.
Além disso, é um bom substituto para manteiga e as versões de qualidade são ótimas para substituir os óleos tradicionais, repletos de gorduras nocivas – sem contar que seu sabor é leve e neutro, ideal para pessoas que não gostam de óleos com sabores fortes. Em alguns casos, ele também é usado topicamente.
O óleo de algodão é composto por ácido linoleico (49 a 58%), ácido oleico (15 a 20%), ácido palmítico (22 a 26%), além de ácido beénico e ácido lignocérico/ácido araquídico (10%).
Sua composição é rica em tocoferóis, que são uma excelente fonte de vitamina E, antioxidantes e ácidos graxos insaturados e saturados. Por esse motivo, muitos especialistas em saúde afirmam que o óleo de algodão é saudável.

Entre os benefícios, aqui está alguns deles:

Melhora a saúde cognitiva
As doenças neurodegenerativas como demência e doença de Alzheimer têm acometido cada vez mais pessoas, mas em contrapartida muitos alimentos já são apontados como capazes de diminuir os impactos que elas causam. As gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas estão nessa lista e o consumo tem sido atribuído ao aumento da cognição. Se você estiver usando óleo de algodão natural e não refinado, ele pode reduzir a inflamação nas vias neurais e prevenir a deposição de placa beta-amiloide, o que contribuirá positivamente com os sintomas relacionados a essas doenças.

Reduz inflamação

A inflamação é uma resposta do sistema imunológico para combater infecções e doenças, mas quando ela está presente por um longo período de tempo, pode provocar muitas outras doenças e complicações. Alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas, como o óleo de algodão, podem ajudar a reduzir a taxa de inflamação no corpo, porque elas têm um efeito anti-inflamatório. Essa condição ajuda a gerenciar sintomas crônicos de artrite, gota, dores de cabeça e inflamação nas articulações, e quando usado no preparo de alimentos, pode acalmar o estômago e impulsionar a digestão.

Ajuda a melhorar as funções gerais do corpo

O óleo de algodão pode ajudar a metabolizar lipídios localizados no fígado, prevenindo o dano hepático, também conhecido como doença hepática gordurosa. Também pode ser útil na prevenção de doenças, pois reduz os processos de inflamação do corpo, além de melhorar os níveis de energia e desenvolvimento fetal, entre outros benefícios. A responsável por esses benefícios do óleo de algodão é a colina, um nutriente dietético essencial que deve ser consumido para melhorar as funções do corpo e pode ser facilmente obtido a partir de fontes alimentares, como o óleo de algodão.

Pode impulsionar o sistema imunológico

O óleo de algodão é considerado antioxidante devido à sua concentração de gorduras insaturadas naturais e da vitamina E presente. Essa é uma grande vantagem, pois muitos óleos vegetais sintéticos são fortemente pró-oxidantes na natureza, e costumam piorar os processos de oxidação e inflamação no corpo, gerando várias doenças. O fato do óleo de algodão ser antioxidante ajuda a apoiar o sistema imunológico e reduz o risco de contrair trasmissões de vírus e parasitas.

Portais
 Fortaleça no merch!

cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

8 thoughts on “Óleo de algodão e seus benefícios

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Artista transforma madeira em esculturas impressionantes que capturam a beleza da natureza

Compartilhe a Verdade A artista Debra Bernier cria fantásticas esculturas da natureza que a cerca nos arredores de Victoria, no Canadá. Trabalhando com troncos caídos, a artista estuda a forma e nuances de cada peça, com extrema paciência e cuidado, ela vai esculpindo ou adicionando ao material natural para forma […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!