Graviola

Compartilhe a Verdade

NOME INDIGENA: Guanabana do tupi e quer dizer “Fruta grande da beira dos rios ou Fruta grande de polpa aquosa”. Também é chamada de Araticum Ponhê (Nome este válido para Annona montana var. marcgravii)m e falsa graviola.

A graviola é uma planta de clima tropical da família das anonáceas, proveniente da região amazônica e muito encontrada no Norte e Nordeste do país. Ela possui uma casca verde com espinhos protuberantes por fora, e uma polpa clara e macia por dentro.

Dicas para cultivo
E uma arvore bastante rudimentar, pois na natureza, ocorre em terras brejosas ou secas suportando muito bem períodos de 3 a 4 meses sem chuva. Pode ser cultivada desde o nível do mar até 1.800 m de altitude. No que se refere a chuvas a planta vegeta nos cerrados de Goiás, onde chove 750 mm anualmente, até as florestas nebulosas da América central onde caem mais de 2.500 mm anualmente. Com respeito ao tipo de solo, aprecia os terrenos bem drenados, profundos, ricos em matéria orgânica, arenosos, latossolos vermelhos ou argilosos, onde o pH é muito variável, de 4,5 a 7,0 dependendo do ambiente. A arvore é muito resistente a temperaturas baixas mais sofre com geadas de – 2 graus.

Mudas
Sementes tem prazo de armazenamento de no máximo 2 meses, mais que tem índice de germinação superior a 90% quando plantadas assim que tiradas da polpa. Deve ser plantada em substrato arenoso, rico em matéria orgânica, deixados em ambiente sombreado, onde a umidade é mantida, mais nunca se deve deixar encharcar. A germinação ocorre em 40 a 70 dias e as mudas atingem 40 cm de altura com 6 meses após a germinação. A frutificação tem inicio com 2 a 4 anos de vida.

Plantando
No pomar doméstico que ficam em clima subtropical, o espaçamento ideal é de 5 x 5 m e nos pomares em climas tropicais, recomendo o espaçamento de 7 x 8 m. As covas devem ter 50 cm nas três dimensões e convém adicionar aos 30 cm da superfície, 6 kg de matéria orgânica bem curtida, 500g de cinzas, 300g de torta de mamona e 400 g de calcário, misturar tudo e deixar curtir por 2 meses. O plantio deve ser feito em novembro.

Cultivando
Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco, caso deseje que a arvore cresça ou caso prefira que produza uma copa arredondada, pode o broto terminal e faça podas de modelagem a cada 2 meses. Adubar com composto orgânico, pode ser 6 kg de cama de frango + 50 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano; depois manter a adubação consecutivamente. É planta susceptível a brocas do tronco.

Usos
Frutifica em fevereiro a abril. Cultivar em pomares, na recomposição florestal, pois seus frutos alimentam pássaros e diversos animais terrestres como pacas, antas, queixadas, quatis e graxains.

Propriedades da graviola
É na polpa que estão concentrados os principais nutrientes da graviola. A partir da polpa é possível fazer sucos, batidas, sorvetes e outras sobremesas deliciosas, já que a fruta possui um sabor doce e levemente ácido.
Nela podem ser encontradas vitaminas do complexo B, importantes na manutenção do metabolismo e nervos, e saponinas, que agem no controle do colesterol e no ganho de massa muscular.
Além disso, a fruta contém flavonoides, conhecidos por suas ações anti-inflamatórias, antivirais, antimicrobianas e antioxidantes. Já os sais minerais, como o cálcio, magnésio e potássio, auxiliam no controle da pressão arterial, na saúde dos ossos e no controle da contração muscular.

Advertências
O consumo de graviola não é recomendado para hipotensos, já que ela pode causar quedas de pressão, nem para pessoas com insuficiência renal (devido à quantidade considerável de potássio presente). Diabéticos devem consumi-la com moderação, já que a fruta é rica em açúcares naturais.

Graviola cura câncer?
Essa é uma dúvida comum, mas cuja resposta ainda não é cientificamente comprovada. Existem estudos sobre os efeitos da graviola na prevenção e cura de câncer.
Um trabalho da Universidade Patos de Minas, que estudou as propriedades da graviola em tumores de drosófilas, concluiu que ela não é efetiva na prevenção do câncer, po causa da citotoxicidade da fruta. No entanto, poderia ser utilizada como complemento no tratamento da doença já estabelecida.
Segundo a autora e seu orientador, suas propriedades antimicrobianas possuem inibidores de crescimento utilizados em tratamentos quimioterápicos. Não existem conclusões concretas com relação ao uso de graviola na cura do câncer, já que não foram realizados testes em seres humanos.
A organização Cancer Research UK e o periódico científico Cancer Network fazem o mesmo alerta: embora tenha algumas ações terapêuticas em estudo, ainda são necessárias mais pesquisas para comprovar o potencial anticâncer da fruta.

Consumo
É possível consumir a graviola em sua forma natural e também como suplemento em cápsulas. Ela é usada em sobremesas, chás e sucos. Todas as partes da graviola podem ser aproveitadas, da raiz às flores.

Chá de graviola
O chá de graviola é feito com a folha da planta. Coloque 10 g de folhas de graviola secas em 1 litro de água fervente. Após 10 minutos, coe e consuma após as refeições. Cuidado para não exagerar na dose!

Suco de graviola
O suco de graviola é muito popular devido ao seu caráter refrescante e sabor agridoce. Para fazê-lo é muito fácil.

Você vai precisar de:

  • Uma graviola;
  • Água;
  • Peneira;
  • Liquidificador;
  • Açúcar (opcional).

Modo de preparo:

  1. Descasque a graviola e coloque a polpa no liquidificador;
  2. Cubra de água. A quantidade de água vai depender da quantidade de polpa. O ideal é adicionar até atingir a textura desejada;
  3. Não é preciso bater por muito tempo, já que o fruto é bem macio;
  4. Peneirar o líquido e remover as sementes;
  5. Açúcar à gosto.
  6. Adicionar limão pode deixar o suco mais refrescante. E se você preferir, também é possível bater a polpa com leite.

 

Fonte1     Fonte2

circulo

Portais

 Fortaleça no merch!

Escola de Lucifer

Unebrasil

Unebrasil Círculo EDL

Unebrasil Oryon

Loja Lucifer

Rapé do Reino

Congresso Online

Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

10 thoughts on “Graviola

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Biscoitinhos de mel e limão

Compartilhe a VerdadeSaudações irmãs, a receita de hoje é pra começar o dia com doçuras! E aquela caixinha de biscoitos ficará cheinha de biscoitinhos de mel e limão. Outra dica, para quem tem filhos é uma boa opção dobrar a receita e inserir na semana. É uma receita prática, fácil, […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!