A cólica fora do período menstrual pode atingir algumas mulheres, principalmente no período fértil. Conhecido como dor da ovulação, o incômodo ocorre no meio do ciclo e se concentra em apenas um dos lados do baixo ventre, região inferior do abdômen. Ainda não se sabe ao certo qual a real causa do desconforto, mas especialistas acreditam que a dor seja uma efeito colateral da liberação do óvulo durante o período ovulatório. Isso porque o episódio dá origem a um processo inflamatório devido o rompimento de pequenos vasos sanguíneos do ovário, o que acaba deixando a região levemente dolorida.
Dor da ovulação é comum e ocorre quando o folículo se rompe para liberar o óvulo
A dor da ovulação é um incomodo causado pela liberação do óvulo por um dos ovários. O incômodo é caracterizado por uma leve fisgada na região abdominal e, geralmente, acontece cerca de 14 a 16 dias antes da próxima menstruação. Por esse motivo, o desconforto também é chamado de “dor do meio” e pode ter uma frequência cíclica, ou seja, aparecer todos os meses sempre no mesmo período.
Uma das possíveis causas para a dor da ovulação é o rompimento do folículo ovariano, estrutura responsável por armazenar o óvulo durante todo o seu amadurecimento. O processo provoca uma leve perda de sangue que pode gerar uma irritação na região abdominal. Além disso, as contrações do músculo ovariano ao redor do folículo também podem causar dor, já que aumentam a liberação de prostaglandina. Essa substância é o mesmo composto inflamatório responsável pela cólica menstrual.
A dor da ovulação pode durar algumas horas ou até mesmo alguns dias. Sua intensidade varia entre leve a moderada e não chega a ser tão incômoda com um cólica menstrual. Contudo, se ela for forte ou vier acompanhada de outros sintomas, a recomendação é procurar atendimento médico.
A dor da fase ovulatória pode vir acompanhada de sangramento vaginal
A dor da ovulação é sentida em apenas um dos lados da região inferior do abdômen. Em alguns casos, a mulher também pode apresentar outros sinais de que está ovulando ou prestes a ovular, como um pequeno sangramento vaginal ou o corrimento clara de ovo.
A causa do sangramento fora da menstruação regular também é creditada ao rompimento do folículo ovariano. Muitas vezes, esse sangue não chega a ser perceptível, pois costuma ser bem leve a acaba se misturando com outros fluidos produzidos durante a fase ovulatória. Entretanto, algumas mulheres podem notar uma leve mancha na calcinha ou no papel higiênico durante a ida ao banheiro.
Assim como a dor da ovulação, o sangramento leve no meio do ciclo não é considerado motivo para preocupação. De todo modo, é sempre importante monitorar qualquer sinal de sangramento irregular entre as menstruações, principalmente quando são repentinos e inconstantes.
A dor na ovulação pode ser aliviada com analgésicos e anti-inflamatórios
A dor da ovulação não é de intensidade aguda e não deve limitar as atividades diárias. Caso ela seja um pouco mais incomoda, é possível aliviá-la com uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Lembrando que a administração desses medicamentos deve ser feita única e exclusivamente sob prescrição médica. Algumas práticas simples, como colocar uma compressa de água morna e massagem na região abdominal também podem ajudar a amenizar a cólica da ovulação.
Cólica fora do período menstrual muito intensa e prolongada pode ser indicativo de doenças mais sérias
O desconforto na fase ovulatória é natural e não chega a ser um indício de qualquer problema grave. Entretanto, a recomendação é que a mulher fique atenta às características da dor e aos possíveis sintomas associados ao quadro. Apresentar a cólica fora do período menstrual muito intensa ou prolongada, por exemplo, não é considerado normal e deve ser investigado.
Uma das doenças que pode levar ao surgimento de cólicas fora da menstruação é a endometriose. A condição leva ao crescimento excessivo do endométrio, tecido que reveste o útero internamente. A dor também pode ser indicativo de infecções como a clamídia (capaz de gerar inflamações e cicatrizes em torno das trompas uterinas), cistos nos ovários, gravidez ectópica e Doença Inflamatória Pélvica.
Portanto, ao notar a dor de ovulação intensa e demais alterações ao longo do ciclo menstrual, procure um(a) ginecologista(a).
Portais
Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Congresso Online
Projeto Quero Vencer
Luz p’ra nós!
Gratidão.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Gratidão! 🙏 Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós
Valeu pelo post!
Luz pra nós
Luz p’ra nós!
Gratidão pela informação!🙏
Luz p’ra nós!