Laura Maria Caterina Bassi (1711-1778) nascida em Bolonha na Itália foi uma cientista interessada principalmente pela física newtoniana, a qual dedicou 28 anos ministrando cursos.
Dotada de uma inteligência precoce, recebeu educação em sua casa, sob a guia de seu primo e médico da família Gaetano Tacconi: estudou matemática, metafísica, lógica, história natural e línguas (grego, latim, francês).
Realizou um debate defendendo 49 teses diante de alguns dos doutores mais prestigiosos da época, sobre filosofia e física. Foi aclamada com total êxito e um mês depois recebeu um Doutorado em Filosofia pela Universidade de Bolonha aos 21 anos.
Obteve um posto de professora em filosofia pela universidade, cargo que ocupou desde 1732 a 1778, e foi aceita como membro da Academia de Ciências da Bolonha. Com isso, tornou-se a segunda mulher na Europa a receber um diploma universitário.
Sete anos mais tarde, o Papa Bento XIV, adepto de uma menor censura em relação a pesquisas científicas e admirador da contribuição das mulheres para este campo de saber, criou um grupo de elite de 25 estudiosos conhecido como “Benedettini”.
Laura tentou por diversas vezes se tornar membro do grupo, mas outros acadêmicos se opunham com relação a sua presença. Bento XIV acabou por atender ao seu pedido e a concedeu o direito de fazer parte do grupo, sendo ela a única mulher.
Ela chamou a atenção até de nomes conceituados da época, como o filósofo Voltaire e o cientista Isaac Newton.
O conhecimento de Laura era tanto que certa vez ela foi homenageada com uma medalha comemorativa em que estava escrito “a única com permissão de ver Minerva”, em latim. A frase significava que ela, Laura, era a única que poderia acessar o conhecimento, representado pela deusa da sabedoria da mitologia romana.
Sua primeira conferencia foi intitulada “A água como um elemento natural de todos os outros corpos”.
Ao longo de sua carreira científica, ela apresentou diversas dissertações sobre gravidade, refrangibilidade, mecânica e hidráulica.
Embora tenha sido considera uma mulher de grande inteligência, somente em 1776, dois anos antes de sua morte, obteve a cátedra de física experimental na universidade da Bolonha.
Laura Bassi faleceu em 1778, sendo reconhecida por seus feitos para a ciência ao longo de sua carreira e por ter elevado o status das mulheres nos círculos acadêmicos.
Luz p’ra Nós
Portais
cristolucifer.com.br
escoladelucifer.com.br
unebrasil.com.br
unebrasil.org
unebrasil.net
congressoonline.org
querovencer.unebrasil.com.br
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Grata por conhecer a história dessa mulher incrível!!!
Luz pra nós
Luz p’ra nós!
Gratidão pelo post. Mulher incrível!