O hábito de roer unhas é uma compulsão causada por ansiedades e estresse de algum desequilíbrio emocional. O organismo inconscientemente precisa descarregar essas tensões que ficaram contidas. Essa compulsão pode ser uma fase – uma situação pontual ou crônica que atinge muitos adultos.
Nove em cada dez ansiosos sofrem essa compulsão. Geralmente, inicia-se na infância e em muitos casos não continua na adolescência, mas em outros permanece na vida adulta e se torna crônico. Na infância, pode ser apenas uma fase em que a criança não exterioriza a agressividade. É aí que os pais devem prestar atenção e procurar ajuda terapêutica.
A onicofagia – nome dado para o ato de roer unhas – pode causar vários problemas à saúde: provoca o encurtamento e a deformação das unhas, ferimentos ao seu redor que podem evoluir para inflamações e infecções do contorno ungueal, aumentam as chances de se adquirir infecções respiratórias, como a gripe ou gastrointestinais, como as gastroenterites devido ao contato da mão com diversos objetos e locais. No caso dos dentes, os problemas ocorreram em casos crônicos onde lentamente podem desgastar os duros tecidos dentários como o esmalte e a dentina, causar a movimentação indevida dos dentes, causar problemas na mastigação, refluxo e bruxismo.
Você, seus filhos, amigos ou familiares roem unha? Fique atento, proibir, ameaçar ou castigar são as reações menos adequadas ao caso. É necessário entender o que está acontecendo na vida da criança, do jovem ou do adulto que gera essa compulsão. As Terapias holísticas conseguem atuar na causa-raiz e eliminar esse hábito.
No ser humano, as unhas correspondem às garras de um animal. As garras primitivas servem para a defesa e o ataque, são instrumentos de agressão e de sobrevivência. Sempre que nos sentimos ameaçados, nosso inconsciente aciona os recursos de “luta” ou “fuga”. Mostrar as garras é uma expressão usada no mesmo sentido de ranger os dentes. As garras mostram predisposição para a luta.
Quem rói unhas tem medo de sua agressividade ou não pode expressar sua agressividade e por isso desgasta as unhas para que simbolicamente não tenha as suas armas. Se não posso mostrar as minhas unhas/garras não posso tê-las. Através do ato de roer unhas já nos livramos de parte da agressividade, embora a dirijamos exclusivamente contra nós mesmos: “mastigamos” a nossa própria agressividade.
Algumas situações que são comuns em pessoas que roem unhas:
– Bullying na escola ou faculdade da criança ou adolescente.
– Bullying no local de trabalho ou comunidade do indivíduo.
– Chefes muito rígidos ou grosseiros em sua forma de tratar seus colaboradores.
– Pais muito rígidos e que não permitem a criança se expressar.
– Pais que têm problemas com sua agressividade refletem essas perturbações nos filhos.
– Crianças que sofrem agressões físicas ou verbais.
– Crianças que presenciam agressões no seu meio de convívio.
– Crianças que estão sobrecarregadas de atividades.
– Crianças e adolescentes que sofrem com a timidez.
Algumas táticas contra a onicofagia
- Procure descobrir as causas: você deve se observar e ficar atento(a) aos sentimentos e situações que possam desencadear esse comportamento, pois são os padrões emocionais que precisam ser observados
- Não se culpe nem se castigue: a onicofagia é inconsciente. Se recriminar por fazer algo de que não se dá conta não vai adiantar muito.
- Se dê opções: você pode buscar alternativas ou técnicas de relaxamento quando sentir o impulso de roer as unhas, atividades que liberem toda a tensão e nervosismo.
- Pratique esporte. Dado que a onicofagia costuma ser de origem nervosa, o exercício físico pode ajudar a controlá-la.
- Tenha muita paciência. Eliminar um hábito não é uma questão de um dia. Trata-se de um processo
Portais
Não esquece de dar aquela força no merch!
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br
Luz p’ra nós!
Eu roo unha desde criança e n consigo parar de jeito nenhum, já tinha até desistido kk mas vou fazer essas técnicas
Gratidão pelo post
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Excelente análise!!💚
Luz pra nós!
Luz pra nós!
Eu tenho esse problema até hoje, mas o artigo me inspirou a mudar esse habito. Luz p’ra nós!
luz pra ´nós!
Luz p’ra nós!!
Tive o hábito da onicofagia na pré adolescência! Mais logo comecei a trabalhar e fazer as unhas de vez em quando, o que ajudou a parar de roer, queria ve las grandes… E deu certo! Luz p’ra nós…
Luz p’ra nós
Luz para nós!!!
Luz para nós,!!!!
Luz p’ra nós!
luz pra nós !