É normal sentir cólica antes da menstruação descer. No entanto, sentir cólica sem menstruação se aproximando pode ter outras causas. A cólica fora do período menstrual pode ter explicações que vão desde a ovulação até doenças como a endometriose.
O que pode causar cólica sem ser a menstruação? Veja possíveis causas:
- Ovulação
Sentir cólica sem estar menstruada pode significar que você está no período de ovulação. A cólica na ovulação é comum e, geralmente, passa em poucos dias. Não se sabe ao certo porque essa dor acontece, mas o incômodo pode estar relacionado ao crescimento e/ou ruptura do folículo responsável por liberar o óvulo em direção à tuba uterina.
A melhor maneira de diferenciar a cólica pré-menstrual e a cólica de ovulação é observar o momento do mês em que a dor aparece. A ovulação costuma acontecer entre o 10º e 16º dias do ciclo menstrual e normalmente está associada a outros sintomas do período fértil, como aumento da libido e presença de uma secreção vaginal mais abundante, espessa e elástica (semelhante à clara de ovo). Em alguns casos, pode ocorrer também um leve sangramento vaginal – com ou sem cólica da ovulação.
“15 dias depois da menstruação, estou sangrando sem cólicas… pode ser a ovulação?”. Sim, pode! Mas, observe os sinais do seu corpo e, se o sangramento persistir por muitos dias ou vier em grande quantidade, procure uma avaliação médica.
- Endometriose
A endometriose pode causar cólicas fortes fora do período menstrual e também durante a menstruação. O distúrbio é caracterizado pelo crescimento do endométrio (camada interna do útero) fora do útero e ainda pode provocar outros sintomas, como aumento do fluxo menstrual, sangramento fora da menstruação, dor durante as relações sexuais e ao evacuar e dificuldade para engravidar.
Ao notar a cólica forte sem menstruação, agende uma consulta com ginecologista. Quando não é devidamente tratada, a endometriose pode levar à infertilidade. O tratamento pode ser feito por meio de medicamentos hormonais (como a pílula anticoncepcional) ou através de procedimentos cirúrgicos, dependendo do estágio da doença e das necessidades individuais da paciente.
- Mioma uterino
Mulheres que relatam cólicas frequentes também podem estar sofrendo com miomas uterinos. O mioma uterino é um tumor benigno localizado no músculo do útero que pode ser assintomático ou causar sintomas como cólica sem menstruação, sangramentos vaginais intensos e aumento de volume uterino.
Após uma avaliação do quadro clínico, o(a) médico(a) responsável deverá indicar o melhor tratamento, que pode ser feito através de anti-inflamatórios, métodos contraceptivos à base de progesterona (como a minipílula e o DIU hormonal) ou cirurgia.
- Doença Inflamatória Pélvica (DIP)
A DIP é uma doença inflamatória que se desenvolve a partir da entrada e proliferação de bactérias no trato genital da mulher e atinge partes do corpo feminino como o útero, as trompas e os ovários. O transtorno geralmente está associado a outras infecções prévias, como as IST’s gonorreia e clamídia. Em casos menos comuns, o contato com as bactérias também pode acontecer por outros meios, como o parto natural e procedimentos médicos uterinos.
Além da cólica sem menstruação, os sintomas da Doença Inflamatória Pélvica incluem corrimento vaginal anormal e, às vezes, febre, fadiga e vômitos. Dependendo da gravidade do quadro, o tratamento pode ser feito com medicamentos antibióticos orais ou internação hospitalar.
- Fim da menstruação
Ter cólicas fracas depois da menstruação não precisa ser uma preocupação, desde que a dor não seja muito intensa e não persista por mais dias. A cólica após a menstruação pode significar que ainda exista algum resquício de fluxo menstrual para ser expelido. Por isso, não estranhe se, nos dias seguintes, notar a presença de um leve sangramento na calcinha.
- Gravidez
Cólica e menstruação atrasada são alguns dos sinais iniciais de gravidez. Portanto, se você não utiliza nenhum método contraceptivo e pratica relações sexuais sem preservativo, notar a menstruação atrasada e cólicas pode representar uma gestação.
Ao identificar o atraso menstrual e cólicas, procure por outros sintomas associados ao início da gravidez, como sono, sensibilidade mamária e maior frequência urinária. Na dúvida, faça um teste de gravidez de farmácia ou um exame de sangue para tirar a dúvida e procure um ginecologista.
Portais
Fortaleça no merch!
Luz p’ra nós!
Gratidão pelas informações! Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós!
Informações muito importantes! Gratidão!🙏🌹
#unebrasil #luzpranos #edl
.Gratidão. .Lpn
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️💥