Realizada a partir de óleos vegetais, a umectação é um tratamento com a finalidade de nutrir e equilibrar a hidratação natural dos cabelos, sendo uma ótima alternativa para reparar os quadros de porosidade e ressecamento capilar.
Dependendo do óleo vegetal utilizado, a umectação é capaz de proporcionar outros benefícios à estrutura capilar, atuando desde a proteção contra radicais livres até o rejuvenescimento do cabelo.
Os melhores óleos para umectação capilar:
Óleo de Argan: rejuvenescimento capilar garantido
Considerado um dos óleos para umectação mais populares entre os consumidores de beleza, o Óleo de Argan se destaca por suas propriedades nutritivas e antioxidantes, evitando o envelhecimento precoce dos cabelos. Originário do Marrocos, o Óleo de Argan é rico em vitamina E e ácidos graxos e trabalha no combate ao ressecamento e porosidade, favorecendo o realinhamento das cutículas na estrutura capilar. Sua ação visa construir uma película de proteção em volta do fio, que defende o cabelo contra agressores externos e evita a perda desnecessária de água e nutrientes.
Na umectação, o Óleo de Argan deve ser aplicado nos cabelos limpos e precisa agir por, pelo menos, 20 minutos. Após isso, basta enxaguar as mechas e finalizar o tratamento com um condicionador.
Óleo de Rícino: fortalecimento da raiz às pontas
Outro óleo que faz o maior sucesso entre os beauty lovers é o Óleo de Rícino. Rico em ômega 3 e 6, o ingrediente tem a missão de estimular a circulação sanguínea do couro cabeludo e melhorar o transporte de nutrientes até a fibra capilar. Devido a esse boost de nutrição, é natural que os bulbos capilares se desenvolvam com mais estabilidade. Portanto, pode-se dizer que o Óleo de Rícino auxilia no fortalecimento dos cabelos, ajudando com a quebra e a queda.
O Óleo de Rícino deve ser aplicado na ponta dos dedos e transferido para o couro cabeludo através de uma massagem suave, para estimular o fluxo sanguíneo da região. Na sequência, o ingrediente pode ser levado do comprimento às pontas. Feito isso, é só aguardar o tempo de ação de 2 horas e finalizar o tratamento com uma lavagem convencional.
Óleo de Coco: hidratação e proteção na medida certa
O Óleo de Coco é conhecido por atuar na hidratação das madeixas. Utilizado em diversos produtos da indústria cosmetológica, o ingrediente é rico em vitamina E, vitamina K, ferro e ácidos graxos e também trabalha na suavização dos sinais de ressecamento capilar. Sua ação visa equilibrar o manto hidrolipídico e reparar os quadros de frizz e opacidade, conferindo aos cabelos muito mais maciez, alinhamento, luminosidade e movimento.
Na umectação, o Óleo de Coco deve ser aplicado antes da lavagem, com os cabelos ainda secos. Para entregar os resultados esperados, o ingrediente precisa ser espalhado nas mechas através de uma massagem suave. O próximo passo é prender o cabelo em um coque e cobri-lo com uma touca térmica, que deverá ficar na cabeça pelo período de 40 minutos. Para concluir o tratamento, basta enxaguar os fios e higienizá-los com shampoo e condicionador.
Óleo de Oliva: ação nutritiva e antioxidante
O Óleo de Oliva é capaz de neutralizar os danos causados por radicais livres e contribuir para o rejuvenescimento da estrutura capilar. Além desses benefícios principais, o Óleo de Oliva também é responsável por auxiliar no alinhamento das cutículas e favorecer os tratamentos de hidratação e nutrição, proporcionando um aspecto muito mais saudável aos cabelos.
Para utilizá-lo na umectação, o Óleo de Oliva deve ser aplicado antes da lavagem, com os cabelos secos, também através de uma massagem suave no couro cabeludo – sempre se certificando de distribuir o ingrediente uniformemente da raiz às pontas. Feito isso, basta aguardar o tempo de ação de 40 minutos, enxaguar e finalizar o tratamento com uma lavagem convencional.
Portais
Fortaleça no merch!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós.
Lpn!
Luz p’ra nós!
Muito bom, cuidar-se é sempre muito importante,grata pelas informações!🙏
Muito bom! Gratidão pelo post! Luz p’ra nós!
Gratidão.
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️💥