Doenças Ginecológicas Feminina – Infecção Urinária

Compartilhe a Verdade

Infecção Urinaria - Doenças Femininas - Gineco

A infecção urinária é muito comum em mulheres de todas as idades, é a presença anormal de microrganismos em alguma região do trato urinário. Muitas mulheres podem apresentar bactérias no trato urinário e não desenvolverem infecção urinária, chamadas de bacteriúria assintomática.

Uma das causas primárias é a relação sexual, que nas condições certas, faz com que as bactérias da área vaginal ou anal entrem na bexiga e na uretra. Os tipos, causas e sintomas das infecções urinárias variam de acordo com o local onde há infecção. Existem quatro tipos de infecção urinária:

  • Cistite (infecção na bexiga)
  • Uretrite (infecção na uretra)
  • Pielonefrite (infecção nos rins)
  • Infecção nos ureteres

A presença da infecção no sistema sinaliza também um desequilíbrio nas emoções, sobretudo relacionadas com ira não reconhecida contra alguém ou o culpar de  alguém, com frequência do sexo oposto. Afim de liberar essas emoções você pode experimentar a seguinte afirmação da Louise Hay: “Liberto o padrão dentro de mim que criou este problema. Estou disposta a mudar. Amo-me e aprovo-me.”

Os principais sintomas são: 

  • Ardência forte ao urinar
  • Forte necessidade de urinar, mesmo tendo acabado de voltar do banheiro
  • Urina escura
  • Urina acompanhada de sangue
  • Urina com cheiro muito forte
  • Dor pélvica
  • Aumento da frequência de micções
  • Incontinência urinária 

Muitas mulheres, no entanto, apresentam infecções recorrentes no trato urinário, que são tratadas com repetidas doses de antibióticos. O uso crônico de antibióticos pode acarretar efeitos colaterais como por exemplo, eliminar a flora vaginal, resultando em infecções por fungos, bactérias, diarreia entre outros. 

Mulheres na menopausa tem com frequência uma fragilização da uretra exterior devido à falta de estrogênio naquela zona do corpo, que resulta em ardor ao urinar e que ás vezes é confundido com a infecção urinária. Este problema pode ser tratado aplicando um creme à base de estrogênio na região.

Como tratar a Infecção Urinária de forma natural

Um bom tratamento natural começa pelo aspecto nutricional, a alimentação é a base de uma boa saúde. Café, chá, refrigerante e álcool por exemplo, são prejudiciais aos rins e ao metabolismo da água. O uso excessivo de qualquer uma dessas bebidas,  decerto pode causar uma cistite crônica.

Primeiramente restaurar a flora vaginal, uma das formas que recomendo é mergulhar um tampão em iogurte simples biológico e colocá-lo na vagina. Troque o tampão de 4 em 4 horas. Assim, a flora vaginal se restabelecerá diminuindo o risco de infecções repetidas.

A vitamina C pode ser muito útil na prevenção de infecções. Portanto, se as suas infecções estiverem relacionadas à atividade sexual, faça ingestão antes do ato, beba muitos líquidos e não deixe de urinar no espaço de uma hora após o ato sexual.
O chá de Uva Ursina também é muito recomendado para tratar a infecção urinária. Em uma xícara coloque 1 colher chá da erva em infusão na água quente. Depois coe e beba de 2 a 3 xícaras por dia. O tratamento deve durar em torno de 7 dias consecutivos ou enquanto persistirem os sintomas.
O suco de Cranberry também é uma ótima alternativa para tratar a infecção urinária, tome diariamente enquanto persistirem os sintomas.
Luz p’ra nós! 
Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

12 thoughts on “Doenças Ginecológicas Feminina – Infecção Urinária

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Biólogo captura fotos incríveis dos anjos-do-mar; confira!

Compartilhe a VerdadeEncontradas apenas no Ártico ou na Antártida, as borboletas-do-mar, também chamadas de anjos-do-mar, são uma espécie fascinante de moluscos que chama a atenção por sua beleza. Recentemente, Alexander Semenov, um biólogo marinho russo, conduziu uma pesquisa na região antártica sobre essa espécie, capturando fotografias incríveis! As fotos foram disponibilizadas pela Universidade […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!