A história e a importância das especiarias ou “temperos”

Compartilhe a Verdade

 

As especiarias são partes secas de várias plantas que têm cheiros ou sabores fortes. Elas são bastante empregadas na culinária. As pessoas usam as especiarias para temperar a comida. Os óleos retirados dessas plantas também são usados para fazer perfumes, cosméticos, produtos de higiene pessoal e pasta de dente. As especiarias tiveram papel muito importante na história do mundo. A busca por especiarias levou muitos exploradores a procurá-las em terras distantes.

As especiarias vêm de sementes, frutos e outras partes de certas plantas. O cardamomo, a pimenta-do-reino, o coentro, a papoula, o gergelim e a noz-moscada são sementes. O cravo é o botão de uma flor. A pimenta-malagueta é uma fruta. A canela é feita da casca do tronco de uma árvore. O gengibre e a cúrcuma são raízes. Quando usadas da mesma forma que as especiarias, as folhas de certas plantas normalmente são conhecidas como ervas.

Antigamente, as especiarias eram usadas em medicamentos e em cremes para a pele; também eram utilizadas em cerimônias religiosas. Às vezes, eram empregadas para evitar que os alimentos se estragassem, ou serviam para disfarçar o sabor ruim de carnes que já haviam se estragado.

Independentemente do sentido do termo, desde tempos imemoriais as especiarias foram utilizadas pelos povos do Oriente, transportadas por mar; em rotas que atravessavam os oceanos Indico e Pacífico. Chegavam a Imperadores e ao homem do povo, quer como tempero de alimentos, quer ligadas a rituais religiosos, ou mesmo como remédio indicado para as mais diversas maleitas. A maioria das plantas que dão origem às especiarias cresce em regiões quentes. Há centenas de anos, os europeus tinham que buscar muitas das especiarias na Índia e em várias ilhas que hoje fazem parte da Indonésia. Os comerciantes usavam navios e caravanas de camelos para transportá-las. A viagem podia demorar até dois anos.Durante um longo período da história da humanidade, as especiarias chegavam as margens do mediterrâneo em pequenas quantidades, vendidas de imediato a preços elevadíssimos. O fato só aumentava o fascínio que estas exerciam sobre as civilizações que floresciam na região. Eram produtos tidos no âmbito do quase mágico. Vindos de terras distantes, também elas encobertas num véu de mistério e alguma sedução. Isso tornava as especiarias muito caras. A partir do século XV, os europeus, entre eles o navegante português Vasco da Gama, começaram a procurar rotas marítimas que tornassem mais fácil conseguir as especiarias. Essas explorações levaram-nos a descobrir o caminho marítimo para a Índia e a iniciar a exploração da América.

O tesouro da rainha de Sabá

A Bíblia traz-nos algumas referências interessantes. José, filho de Jacob, terá sido vendido, em 1729 a C., pelos seus irmãos, a uma caravana que passava e comercializava especiarias e perfumes. A rainha de Sabá, quando veio a Jerusalém, para se encontrar com o rei Salomão, cerca de 999 a.C., fez-se acompanhar de camelos, especiarias e pedras preciosas como sinal de fausto.Mais fundamentada pelos relatos históricos é a utilização das especiarias nas práticas de embalsamamento dos antigos egípcios.
Antes de temperar o seu cozido reflita um pouco sobre a história dos pequenos frascos que agora tem à mão.

 

 

A Rainha de Sabá

Coentro: Propriedades e para que serve

Como fazer caldo de legumes caseiro, e de variadas formas

 

 

Portais
Não esquece de dar aquela força no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br
unebrasil.net

 

 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

23 thoughts on “A história e a importância das especiarias ou “temperos”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Artista reimagina personagens de desenhos em imagens de pessoas que parecem reais

Compartilhe a Verdade Tatiana Luna (Tati Moons) tem 19 anos e é uma artista digital da Espanha. Tatiana não se lembra de quando começou a desenhar, mas que, quando criança, gostava de fazer ilustração das bonecas Bratz, das princesas da Disney, além de seus personagens favoritos. Em julho de 2017, […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!