Mesquitas incríveis celebrando a grandeza da arquitetura islâmica

Compartilhe a Verdade

As mesquitas são alguns dos exemplos mais incríveis da arquitetura islâmica. Assim como alguns dos melhores estilos arquitetônicos europeus foram aperfeiçoados nas catedrais à medida que cristãos devotos expressavam sua fé, os muçulmanos também, criando estruturas igualmente impressionantes – algumas das quais datam de muitos séculos.

Curiosamente, podemos ter um registro da primeira mesquita criada. Eles consideram a casa do Profeta Muhammad em Medina – a moderna Arábia Saudita – como a primeira mesquita criada. Algumas das características da casa de Maomé ainda podem ser encontradas nos projetos de mesquitas listados neste artigo. Ainda assim, outras características da mesquita são influenciadas por muitos estilos diferentes, incluindo árabe, mouro, bizantino e muito mais.

Algumas características comuns das mesquitas incluem um pátio central onde eles podem orar, bem como minaretes, ou torres altas onde as orações podem ser anunciadas. No interior, as mesquitas incluem um mihrab que é um nicho de parede que ajuda a orientar os fiéis a Meca. Essas são apenas algumas das características básicas de uma mesquita, mas muitos outros elementos podem ser encontrados nessas estruturas sagradas e podem variar dependendo da localização e da influência arquitetônica.

Mesquita Do Sultão Ahmed (Mesquita Azul) 

A mesquita foi construída no início do século 17 como um símbolo do poder otomano e foi construída perto de uma mesquita existente e famosa também nesta lista, a Hagia Sophia.

A Mesquita do Sultão Ahmed inclui seis minaretes altos, cinco cúpulas principais e oito cúpulas menores.  Sedefkâr Mehmed Ağa, o arquiteto do projeto, criou uma combinação de elementos islâmicos tradicionais e inspiração bizantina da Hagia Sophia. Ele estudou com Mimar Sinan, o arquiteto mestre do sultão Suleiman, o Magnífico e outros, e adotou a postura de seu mestre de usar detalhes para criar um interior incrivelmente glorioso. O exemplo mais óbvio disso está nos 20.000 azulejos pintados à mão que adornam a estrutura superior da mesquita.

 

 

Cúpula da Rocha

A Cúpula da Rocha, ou Qubbat al-Sakhra, é uma estrutura sagrada construída em torno da Pedra Fundamental. Ele está localizado no Monte do Templo, uma colina na Cidade Velha de Jerusalém que é sagrada no Judaísmo, Cristianismo e Islã.

A Cúpula da Rocha é conhecida por seu design único, que inspirou edifícios de várias religiões em todo o mundo. Tem a forma de um octógono em planta e é completado com uma cúpula central em um tambor alto – as paredes verticais que elevam uma cúpula. A cúpula é coberta por mosaicos que variam em idade como resultado de muitas reformas. O elemento de design mais reconhecível na Cúpula da Rocha são os azulejos azuis que adornam a parte superior das paredes octogonais do edifício.

 

 

Grande Mesquita Sheik Zayed 

A Grande Mesquita Sheikh Zayed é uma mesquita relativamente recente concluída em 2007. É a maior mesquita em todos os Emirados Árabes Unidos e foi encomendada pelo Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan para unir a diversificada comunidade islâmica com uma mesquita moderna cheia de belas artes e arquitetura.

O design da mesquita, como quase todos os edifícios desta lista, é uma combinação de diferentes estilos arquitetônicos e elementos de construção diretamente inspirados em mesquitas específicas. Alguns dos exemplos mais claros incluem o layout retirado da mesquita Badshahi, os minaretes árabes e as arcadas mouriscas.

A mesquita é reconhecível por sua estrutura branca brilhante e pátio de azulejos lindos, sustentando a intenção do falecido xeque de unir os fiéis à arte.

 

 

Hagia Sophia

A Hagia Sophia, traduzida como “sabedoria sagrada”, é um dos melhores exemplos da arquitetura bizantina. Foi projetado por Isidoro de Mileto e Antêmio de Tralles e permaneceu como um dos marcos mais importantes da Turquia por 1.500 anos. Como algumas das outras mesquitas desta lista, Hagia Sophia mudou de mãos muitas vezes e atuou como um local de culto para várias religiões ao longo dos anos.

Hagia Fica no local do que antes era um templo pagão durante o Império Romano. Igrejas cristãs foram construídas no local a partir do século 4, mas os projetos bizantinos que conhecemos foram encomendados para o local pelo imperador bizantino Justiniano I em 532. A construção começou logo após os motins de Nika que destruíram a segunda igreja cristã anterior a Hagia Sophia.

 

 

Masjid Al-Haram 

A Grande Mesquita de Meca, al-Masjid al-Harām, ou a Mesquita Sagrada, é a mesquita mais sagrada do Islã e indiscutivelmente o edifício mais importante desta lista. Milhões de muçulmanos em todo o mundo viajam todos os anos para orar e completar sua peregrinação – o hajj – no pátio da Grande Mesquita de Meca.

O projeto da Grande Mesquita é centrado em torno da Kaaba – o local mais sagrado de todo o Islã. a Kaaba foi construída primeiro por Ibrahim e seu filho Ismail – ou Abraão e Ismael, como são conhecidos na Bíblia.

A versão atual do edifício é feita de pedra cinza e mármore e geralmente é coberta por um pano preto maciço. Portanto, é justo que a Grande Mesquita de Meca seja uma das mesquitas mais impressionantes do mundo por abrigar um edifício tão sagrado como a Kaaba.

A mesquita em si é o 8º maior edifício do mundo e ainda faz parte do mesmo complexo do terceiro edifício mais alto do mundo , a Torre do Relógio Abraj Al-Bait. Áreas de oração cobertas cercam o enorme pátio em todos os lados para refúgio depois que os peregrinos completam suas sete rotações ao redor da Kaaba e visitas a outros locais sagrados dentro do pátio.

A Grande Mesquita de Meca passou por incontáveis ​​expansões e renovações ao longo de sua longa vida, principalmente para acomodar o número crescente de fiéis que visitam o local.

 

 

Mesquita de Córdoba

A Mesquita-Catedral de Córdoba, ou Grande Mesquita de Córdoba, tecnicamente não é mais uma mesquita. Como algumas das outras mesquitas desta lista, o prédio foi usado como local sagrado por várias religiões. O primeiro edifício religioso no local foi provavelmente uma Basílica Cristã Católica chamada São Vicente de Zaragoza, embora tenha havido, em um ponto, alegações de que um templo romano pode ter estado lá antes. O local foi dividido entre cristãos e muçulmanos após a conquista omíada da Hispânia – a conquista que destruiu o reino visigótico e trouxe influências muçulmanas para a Europa Ocidental.

A Mesquita-Catedral de Córdoba é um edifício importante nesta lista porque é uma combinação de tantas influências arquitetônicas que contam uma história de fé.

 

 

Mesquita Hassan II

A Mesquita Hassan II está localizada em Casablanca, Marrocos, e detém alguns recordes mundiais, incluindo o segundo minarete mais alto do mundo e sendo a segunda maior mesquita praticante da África. É também a 7ª maior mesquita em todo o mundo. Há um laser no topo do minarete que aponta para Meca, ajudando os fiéis a se orientarem na oração.

A localização deste edifício junto ao Oceano Atlântico é significativa para a sua história. O rei Hassan II, que deu o nome à mesquita, encomendou o local de culto em homenagem ao falecido rei Mohammed V.

Hassan II disse sobre a mesquita: “Quero construir esta mesquita sobre a água porque o trono de Deus está sobre a água. Portanto, os fiéis que lá vão para orar, para louvar o Criador em solo firme, podem contemplar o céu e o oceano de Deus ”.

 

 

Mesquita de São Petersburgo

O projeto da mesquita de São Petersburgo foi baseado na tumba de Tamerlane em Samarcanda, chamada Gur-e-Amir, que se traduz como “Tumba do Rei”. Esta estrutura é uma importante peça de arquitetura que influenciou muitos designers, incluindo Nikolai Vasilyev, que projetou a Mesquita de São Petersburgo.

Inaugurada em 1913, a mesquita era um projeto extremamente ambicioso, capaz de abrigar quase toda a população muçulmana da Rússia na época. Foi também a mesquita europeia mais alta fora da Turquia.

Uma das características mais icônicas da Mesquita de São Petersburgo são os azulejos de cerâmica azul brilhante que adornam a cúpula e os minaretes. Eles também são usados ​​para criar uma entrada impressionante em um dos portais, usando geometria e caligrafia detalhadas que explicam os versos do Alcorão.

 

 

Mesquita Putra

A Mesquita Putra, localizada em Putrajaya, Malásia, faz parte de uma área governamental próxima ao Lago Putrajaya e Perdana Putra – um edifício federal que abriga o braço executivo do governo da Malásia e o primeiro-ministro da Malásia. A Mesquita de Putra é uma adição importante a esta área de Putrajaya e reflete-se elegantemente no Lago Putrajaya.

É considerada um local de culto único e um importante destino turístico, em parte devido à sua cor rosa claro. Grande parte do edifício, incluindo a cúpula expansiva, é feita de granito rosa. Não é a mesquita rosa mais famosa do mundo, mas é um ótimo exemplo de uma mistura dos estilos de design malaio e do Oriente Médio.

 

Complemento da matéria:

 

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

13 thoughts on “Mesquitas incríveis celebrando a grandeza da arquitetura islâmica

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Pesquisadoras brasileiras se tornam referência na proteção dos oceanos

Compartilhe a Verdade Aqui estão algumas mulheres brasileiras destaque na proteção e conservação da vida marinha no Brasil. Para muitas delas, o destino de trabalhar com o mar foi traçado ainda na infância, encorajado pela família; para outras, surgiu na vida adulta, durante a graduação, ao se verem encantadas pela […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!